Transporte Público – Alemanha

Se tem uma coisa que funciona bem nesse país é o Transporte Público.
Assim como em quase todos os lugares da Europa, os ônibus, trens e metrôs tem horário certo pra chegar e sair. E eles chegam e saem E X A T A M E N T E no horário. Todo dia.

Exceto pouquíssimas vezes em que alguém se joga na frente do trem, ou tem alguma obra, aí sim eles atrasam. Mas se o atraso for com o trem ou metrô, eles colocam uma informação no letreiro das estações dizendo quantos minutos o trem está atrasado. E os minutos são exatos. Tudo aqui tem essa “exatidão”.

Hamburg_Hauptbahnhof_2009_446
Um dos painéis com os horários dos trens.

E é cultural, a maioria dos alemães (digo a maioria porque evidentemente eu não conheço todos os alemães, hehe) tem essa preocupação com chegar no horário. Até quando o destino é a casa dos pais para o almoço de Domingo. E ai de você se chegar atrasado 5 minutos. Vai ver muita cara feia e de desaprovação.

Uma coisa muito legal também é que na maioria dos ônibus, há um monitor com as estações seguintes e conforme o ônibus vai andando e parando nos pontos, vai aparecendo nesse monitor. Em alguns até tem uma “voz” que fala: “Próxima Estacão… Sé” ahhaha. E é assim mesmo que a cidade tenha 2.000 habitantes (meu caso hihi).

IMG_1594
Monitor com as próximas paradas do ônibus.

O Motorista tem um microfone, que ele pode usar caso alguém esteja fazendo bagunça, ou falando muito alto e pedir para a pessoa parar e se comportar. Mas eu acho que eles só o usam quando tem muita criança dentro. Alias, a maioria das crianças vão para a escola usando transporte publico ou bicicleta. Ou em casos onde a cidade é muito afastada, ônibus escolar. Então imagina a alegria que é pegar ônibus as 7:00 da manha.

Uma curiosidade em relação aos ônibus é que: Você tem que “dar sinal” caso você NÃO queira entrar no ônibus (se você estiver sozinho no ponto, claro), porque eles param em todos os pontos. No horário.

O ônibus é o único transporte público que você entra e paga (ou mostra seu cartão semanal, mensal ou anual) para o motorista. Tanto o trem quando o metrô não possuem catraca. Isso significa que você compra o ticket antes (no guichê ou na máquina) e depois entra. De vez em quando passa um funcionário do trem pedindo os tickets de todo mundo. E se você não tiver comprado, meu amigo, multa de 50€ + a vergonha de ter sido pego + um BO por ter cometido um crime.
Por incrível que pareca, eu nunca vi alguém sendo retirado do trem por não ter o ticket. Povo honesto 🙂

Mesmo com um transporte organizado, limpo e que funciona, muita gente usa bicicleta para ir ao trabalho, faculdade, supermercado, etc..
Inclusive saiu recentemente uma matéria dizendo que Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha em número de habitantes, pretende proibir a circulação de carros na cidade até 2034. Vocês podem ler essa matéria aqui.

Toda a cidade tem ciclovia, mas vou falar mais sobre as bicicletas em outro post 🙂

Ah, esqueci de dizer que em Hamburgo a maioria dos metrôs tem porta manual. Mas já estao renovando os trens e aí a porta abre só apertando o botão. Assistam o vídeo.

Trem regional de dois andares
Trem regional de dois andares
IMG_1587
Metrô por dentro
IMG_1593
Ônibus por dentro
IMG_1523
Outro ônibus por dentro 🙂

Um comentário sobre “Transporte Público – Alemanha

  1. Super interessante! Nao sabia que precisava avisar se nao fosse pegar o onibus… Vamos esperar o verao pra ver como os trens se comportarao. No ano passado vários tiveram problemas de superaquecimento pois em vários dias tivemos temperaturas acima do normal e eles nao estavam preparados. Eu mesma cozinhei em um em Berlin!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s